Uma das opções é a drenagem linfática, atestada por especialistas como grande aliada das mulheres que sofrem com inchaço. Foi através de sessões regulares que a apresentadora Angélica conseguiu solucionar seu problema de retenção de líquidos. Ela conta que se submete ao tratamento duas vezes por semana: “Comecei a fazer na primeira gravidez. Acho importante porque ajuda a drenar o líquido e contribui para a saúde do corpo. Gosto de trabalhar as pernas, que incham muito quando uso salto alto ou fico horas em pé”. Para a mãe de Joaquim, de 4 anos, e Benício, de 1 ano 11 meses, a técnica faz bem para todas as partes do corpo. “Eu me sinto mais leve e a pele também fica mais hidratada”, completa Angélica.
Outra adepta é a modelo Joana Prado, que fez drenagem durante suas três gestações. "Faço pelo menos uma vez por semana. É um momento que aproveito para recarregar as minhas forças. Mas só a técnica não adianta. É necessário ter uma alimentação correta e praticar algum tipo de atividade física", ensina a mulher de Vítor Belfort, que acredita não ter tido nenhum edema após dar à luz graças às manobras precisas, lentas e leves características do tratamento.
Segundo Mônica Chaves, diretora do setor de Fisioterapia e Dermato Funcional da Slim Clinique do Rio de Janeiro, a drenagem melhora o sistema circulatório, ajuda na oxigenação dos tecidos e nos quadros de celulite. "Também evita o envelhecimento precoce, pois melhora o quadro de esclerose vascular", adiciona a especialista. Por outro lado, como acontece com qualquer remédio, as restrições precisam ser respeitadas: "Não é possível realizar o procedimento em pessoas que apresentem quadros inflamatórios ou infecciosos", explica Mônica.
Para quem está em busca apenas dos benefícios estéticos das terapias, a massagem modeladora pode ser uma resposta. Dependendo da região a ser trabalhada, especialistas garantem que é possível reduzir de três a seis centímetros das medidas. É assim que a atriz Mônica Carvalho, de 38 anos, mantém a silhueta harmoniosa. "Comecei a fazer massagem quando fiquei grávida da minha filha, Yaclara, de 5 anos. Mas não estava preocupada em modelar o corpo, preferi a drenagem linfática. Depois comecei a fazer a modeladora. Nossa, como me faz bem! Foi um achado na minha vida. Até hoje faço, mas agora moro em São Paulo e a minha terapeuta fica no Rio de Janeiro”, conta a atriz da Record, que gosta de trabalhar principalmente o bumbum e as coxas.
A massagista Tânia Opranto, de 48 anos, afirma que a técnica é muito eficaz para mulheres que desejam eliminar gorduras localizadas concentradas no abdômen, coxas, braços e glúteos. “É uma massagem mais forte que a drenagem, que só mexe nos linfos. A modeladora pega o corpo todo. Na quinta sessão já dá para ver o resultado. O ideal é fazer de 45 minutos a uma hora”, ensina ela, alertando que o processo não é para deixar ninguém roxo: “Fica um pouco dolorido porque mexe na musculatura, mas nada em excesso. Gosto de trabalhar com bambu na hora de modelar, movimentando de baixo para cima”.
E quem procura uma massagem apenas por seu efeito relaxante? A solução pode estar na ponta dos dedos do shiatsuterapeuta. Na técnica, o profissional utiliza movimentos de pressão leve, suave e precisa. Além de aumentar o nível de energia da pessoa, contribui para restaurar o funcionamento orgânico e alivia tensões físicas e mentais.
Fã confessa da terapia chinesa milenar, Luiza Tomé, de 48 anos, adota o procedimento como uma válvula de escape. “Sou viciada em massagem. Procuro fazer shiatsu de três a quatro vezes por semana, mas isso varia de acordo com a minha necessidade. Quando os meus filhos vão para o colégio, eu tento ter esse tempo para mim. É uma delícia o resultado, pois você alivia toda a tensão guardada”, revela a atriz, que interpreta a Samantha na novela “Bela, a Feia”, da Record.
Trabalhando na área há 13 anos, Oneida de Oliveira, terapeuta da Infoglobo, tem experiência de sobra quando os assuntos são tensão e postura. “A proposta do shiatsu é relaxar mesmo. Os benefícios são os mais diversos. Ele ajuda no combate a dores na coluna, nervosismo, insônia, irritabilidade, stress, entre outros. Mas, se a pessoa está com muita dor em uma determinada região, eu lhe peço que antes consulte um médico”, ressalta Oneida, que, dependendo do caso, lança mão ainda de um óleo à base de cânfora, com propriedades antiinflamatórias, antissépticas e relaxantes.
Fonte: Te Contei - Agradecimento: Jú
Nenhum comentário:
Postar um comentário